O noivo da minha melhor amiga - Emily Giffin

domingo, 28 de junho de 2015 Marcadores: , ,

Título: O noivo da minha melhor amiga
Autor/a: Emily Giffin
Páginas: 356
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2005
Sinopse: O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Há alguns anos conheci o trabalho da Emily Giffin com Questões do coração. Depois veio Ame o que é seu e Presentes da Vida. Foi ao longo desse percurso que a autora foi ganhando pontos e conquistando um lugar especial na minha vida como leitor, principalmente pela sua maneira tranquila e profunda de tratar sentimentos e situações tão comuns ao nosso cotidiano. O noivo da minha melhor amiga, seu primeiro romance, era um daqueles livros que tinha certa curiosidade em ler, mas não estava mais disponível nas livrarias. Até que numa visita ao sebo, tudo mudou, já que havia um exemplar do livro em excelentes condições. Comprei e quase que dois meses depois, iniciei a leitura e...

Rachel é uma advogada que está prestes a fazer trinta anos. Sua melhor amiga, Darcy, está prestes a se casar com Dexter, colega de Rachel, sendo que esta o apresentou a amiga, logo, a advogada será a madrinha do casamento dos dois. No dia em que Rachel completa 30 anos, Darcy decide fazer uma festa surpresa para a amiga. Após todos irem embora e ficarem apenas Dexter e Rachel, entre umas bebidas e outras, os dois acabam dormindo juntos. No dia seguinte, Rachel se arrepende amargamente do que acontecera, ao mesmo tempo que descobre sentimentos desconhecidos por Dexter. Embora tenha que se manter longe de Dexter por causa de sua amizade por Darcy, Rachel acaba descobrindo que está apaixonado pelo velho e bom amigo da faculdade. Dexter e Rachel acabam que se encontrando mais vezes, e esta não sabe o que fazer. Como agir? Contar ou não contar para Darcy?

Emily Giffin mais uma vez pega um ponto comum do cotidiano e desenvolve de maneira comovente, por meio da jornada de uma mulher de 30 anos em busca da liberdade. Foi difícil se Rachel cativa desde os primeiros capítulos, seja pelo seu jeito tranquilo e determinado de ser. Por mais que eu soubesse que ela tinha feito algo errado, não foi por isso que deixei de gostar dela. Passei a gostar ainda mais. Não que eu aprove a traição da melhor amiga, mas porque foi graças a ela que Rachel deu um grito de liberdade, algo que não ocorreu naqueles 30 anos de vida. Isso poderia ter acontecido de qualquer outra forma. E conforme a história vai avançando, você percebe o quanto que aquilo mudara na vida da protagonista.

É uma história contada em primeira pessoa. Logo, podemos supor, pelo menos eu tive essa impressão, que Rachel vai muito bem contar a história sobre seu ponto de vista. Eu não estou recriminando a protagonista nem nada. Mas um adendo que tive ao longo da leitura era tentar pensar a situação sem a visão da advogada. Afinal, Rachel podia influenciar o leitor sobre sua opinião acerca de Darcy. De como a amiga sempre fora o centro das atenções. De como Rachel era aquela que sobrava. O mesmo caso ocorreu com Dom Casmurro, quando li no começo do ano.

O livro é bacana, cativa e mostra personagens complexos, mas que também são humanos. E humanos cometem erros. E Emily Giffin tem o dom de pegar tais elementos e construir uma história da vida real. Para não dizer que se tornou meu favorito, teve um único acontecimento na história que não me convenceu tanto assim. Acredito, que quando o leitor se depara com isso, acaba que influenciando seu julgamento acerca dos personagens. E Emily Giffin fez isso de propósito, com esse intuito. Fiquei refletindo se aquilo não tivesse acontecido. Qual seria a opinião de quem leria o livro? Terminei O noivo da minha melhor amiga com a certeza de que Emily Giffin conseguiu ganhar mais uns pontos comigo. Sua narrativa leve encanta e flui de tal maneira que só conseguimos parar quando chegamos ao final. Agora, fiquei com vontade de reler Presentes da Vida, que é a continuação e é contada sob o ponto de vista de Darcy.

Seja o primeiro a comentar: