Avalon High - Meg Cabot

domingo, 5 de julho de 2015 Marcadores: , ,

Título: Avalon High
Autor/a: Meg Cabot
Série: Avalon High #1
Páginas: 352
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Sinopse: AVALON HIGH pode não ser exatamente o lugar onde Ellie gostaria de estudar, mas até que não é tão ruim assim. Uma escola americana normal, freqüentada pelos mesmos tipos de sempre: Lance, o esportista; Jennifer, a animadora de torcida; e Will, o presidente da turma, jogador talentoso, bom moço... e muito charmoso! Mas nem todos em AVALON HIGH são o que parecem ser... nem mesmo Ellie, como ela logo vai descobrir. Depois de um esbarrão durante uma corrida no parque, os destinos de Ellie e Will parecem estar irremediavelmente entrelaçados. Ela começa a notar uma série de estranhas coincidências entre o seu cotidiano e a lenda do Rei Arthur – nomes similares, triângulos amorosos, sociedades secretas – mas qual seria seu verdadeiro papel nessa história? Como em Camelot, estariam seus novos amigos fadados a um trágico destino? E pior, o que ela pode fazer para impedir que uma profecia milenar se cumpra mais uma vez? Misturando fantasia, história e romance, Meg Cabot acerta mais uma vez. Uma versão inteligente e bem-humorada da lenda arthuriana
Avaliação: 4/5 estrelas
Comprar

Bom, quando se trata de livros da Meg, podemos esperar histórias divertidas. A autora já ganhou um cantinho especial na minha estante e na minha trajetória como leitor, e não podia deixar de ler Avalon High. Por sinal, era um dos livros que durante uma época estava bem curioso pela leitura. Mas aí acabei assistindo ao filme ao acaso, quando passava na Sessão da Tarde e a vontade acabou passando. Até que achei ele no sebo por um preço bem bacana, e como estava com saudades das histórias de Meg, decidi comprar. O livro veio bem a calhar!

Ellie Harrison acaba de se mudar para Avalon High, sua nova escola, por causa de uma licença de seus pais. Filha de medievalistas, Ellie tem o nome de uma personagem literária da lenda do Rei Arthur, a Senhora de Shalott, mais conhecida como Lady Elaine, que se matou porque Sir Lancelot gostava mais da rainha Guinevere do que dela. Sua vida se resume a ficar volta e meia mudando de cidades, já que os pais necessitam realizar pesquisas em determinados lugares e é obrigada a se acostumar a essas novas realidades. Em Avalon High, ela achando que seria uma tortura viver ali até conhecer Will, o presidente da turma e jogador talentoso. Seu coração acaba balançado por ele, mas Will tem uma namorada: Jennifer, que é animadora de torcida. Além disso, possui um melhor amigo: Lance. Enquanto Ellie se habitua a nova escola, algumas coisas estranhas começam a acontecer, levando ela a crer que talvez a lenda do Rei Arthur esteja acontecendo novamente. Pequenas coincidências que a fazem acreditar que todos estariam fadados a um destino trágico, como da primeira vez. Seria isso verdade?


Como disso inicialmente, a leitura veio num momento certo. Sabe quando você precisa de algo leve e fluido para passar o tempo? Avalon High possui ambas as qualidades. Li em apenas alguns dias. Uma história tranquila e bem humorada, sem grandes expectativas. No entanto, alguns pontos me desagradaram um pouquinho.

Como eu havia dito, já tinha assistido ao filme, então conhecia boa parte da história. Porém, os destalhes principais eu não lembrava então serviu para que eu criasse um pouco de expectativas em relação ao livro. Só que com o desenrolar da história, conforme íamos conhecendo o ambiente, a protagonista me desagradou um pouco. Ellie, por mais que quisesse bancar a durona e tudo mais, acaba se derretendo quando estava perto de Will. Isso se tornou mais evidente, já que a narrativa era em primeira pessoa. Por mais que eu soubesse que se tratava de um romance adolescente, mesmo assim ainda me irritou. De qualquer forma, tentei usufruir de outras maneiras.

Avalon High tem seu mérito por se apropriar da história medieval de maneira tão original e divertida. Não é de hoje que vemos inúmeras adaptações ou referências ao período medieval. Mesmo assim, Meg encontra seu ponto específico e consegue transformar o mesmo em algo inovador. Não vou dar muitos detalhes acerca disso, mas acredito que funcionou de maneira eficaz. Não vá esperando algo fantástico e brilhante: é um passatempo, mas de qualquer forma, serve como um incentivo para que quem quer se interessar por história! (ótimo material para se trabalhar em sala).

Um segundo ponto que me incomodou foi o desfecho. Quando cheguei ao final, lembrei do desfecho do filme e é totalmente diferente do livro. E acredite ou não, o do filme é melhor. Não que o do livro seja ruim, mas que quando o li, fiquei pensando se era aquilo mesmo. Achei-o muito corrido e senti falta de uma emoçãozinha a mais. A história tem continuação em mangá e quando surgi uma oportunidade, não pensarei duas vezes em não conferir. Avalon High tem seu mérito, mas não figurou na lista de livros favoritos da Meg. Da mesma maneira, quem tiver a oportunidade: confira!

1 comentário:

  1. Ah nem. Sua resenha de certo modo foi meio desmotivadora. Na realidade eu nem sabia da existência desse livro, ai comecei a ler a resenha e me pareceu o clichê básico. A novata, o gato e a namorada/inimiga. Só que daí cê disse que ela acha que a história do Rei Arthur esta acontecendo e eu penso que vai ser um final avassalador e pelo visto não. Sinceramente acho que não lerei.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir