Linhas - Sophia Bennett

domingo, 22 de março de 2015 Marcadores: , , ,

Título: Linhas
Autor/a: Sophia Bennet
Série: Linhas #1
Páginas: 248
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Sinopse: A paixão da Nonie é a moda. Edie quer salvar o mundo. Jenny ganhou um papel num filme de Hollywood. Certo dia, três melhores amigas conhecem Crow, uma garota refugiada da guerra civil em Uganda, que se veste com tutu e asas de fada e desenha vestidos fantásticos - é quando têm a chance de realizar algo realmente grandioso e, com isso, tornar todos os seus sonhos realidade.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Sabe aquele livro que você pega ao acaso, sem saber muito sobre a história, lê e acaba gostando mais do que achava que iria gostar? Foi o caso de Linhas. Eu já tinha ouvido falar, vi promoção dele, sabia que era uma série, cujo segundo volume já foi lançado no Brasil com o título de Brilhos, mas achava que era uma história boba e sem graça. Não sem graça, sem graça: apenas mais do mesmo, sabe? Mesmo assim, quando pedi emprestado a uma colega iniciei a leitura sem grandes expectativas, apenas pelo fato dela ter dito que era uma história bonitinha. Pois bem, Linhas me cativou e espero que cative vocês.

Nonie tem uma paixão por moda. Jenny acabou de atuar em um filme. Edie quer salvar o mundo. As três melhores amigas vivem seu cotidiano em sua escola até que certo dia conhecem Crow, uma garota totalmente diferente do que imaginavam: ela se veste com tutu e asas de fase, além de desenhar vestidos fantásticos. Quando se aproximam e procuram saber mais sobre a menina, descobrem que ela é uma refugiada da Guerra Civil em Uganda. A partir disso, surge uma amizade entre as meninas e elas vêem a oportunidade de fazer algo grandioso e tornar seus sonhos realidade.

O que três meninas tão diferentes tem em comum? É essa a pergunta que percorre toda a história e é por meio de uma narrativa singela que Sophia nos apresenta suas protagonistas. Nonie é quem narra a história e conhecemos os outros personagens, como seu irmão Harry, sua mãe e sua vó, que dão um toque especial a história. Edie é determinada, enquanto que Jenny foi a que menos me causou apreço, por ser "meio" que a coitadinha. Apesar disso, houve momentos que a personagem se mostrou mais confiante.

Em alguns momentos, achei a história um tanto que ficcional demais, confesso. Mas era nesses momentos eu me permitia abster de qualquer outro pensamento e tentar saborear mais a história. É ficção demais, é imaginação? Sim. Mas não é por isso que ela não deixa de cativar. Sophia traz a luz uma realidade um tanto que cruel, que seria o de crianças refugiadas na Uganda. Só que o trunfo da autora é mostrar esse outro lado da história com uma linguagem tranquila, sem impactar quem o lê, já que o público para o qual o livro está destinado é a faixa dos 12 anos. Mas não é por isso que não emocione jovens e adultos. Crow, ao longo da história, vai ganhando a confiança do leitor e se mostrando uma menina forte e determinada.

Sophia Bennet escreve com uma delicadeza e simplicidade que encanta qualquer leitor. Não vou dizer que seja uma história grandiosa, cheia de elementos dignos de ganhar um Oscar e tudo mais. Mas mesmo assim vale a pena ser conferida. É aquele livro que você pega numa tarde de domingo e em poucas horas se envolve com a história dessas três amigas. O final da história deixa o leitor as lágrimas e traz um sentimento bom no coração de alegria e de esperança. Terminei Linhas curioso para saber o que irá acontecer no segundo livro, Brilhos, que pretendo ler em breve.

2 comentários:

  1. Hey!

    Dependendo de como o autor leva a estória, gosto muito desses livros com personagens mais novos, principalmente quando envolve uma questão mais forte como a guerra, porém vista pelos olhos inocentes de uma criança.
    Não sei se seria um livro pelo qual eu me apaixonaria, mas poderia gostar.

    Beijos!Estou seguindo..
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Mas é uma história bonitinha mesmo, ué! ahahhah :P

    ResponderExcluir