Corações Feridos - Louisa Reid

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015 Marcadores: , , ,

Título: Corações Feridos
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 256
Sinopse: Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?
Classificação: 4/5 estrelas
Comprar

Antes de tudo, um feliz ano novo a todos! Que o ano de 2015 seja repleto de paz, alegrias e realizações. Para iniciar o ano e voltar com o blog, decidi contar minhas impressões de um romance que mexeu muito comigo. É Corações Feridos, publicado pela Editora Novo Conceito.

É engraçado como certos livros mexem profundamente com nosso íntimo. Como despertam sentimentos tão contraditórios que não sabemos realmente como avalia-lo. Por mais que você saiba que as vezes o autor tem esse propósito, você se pergunta como ele pode ser tão cruel com seus personagens. Como ele pode criar situações ou histórias tão profundas e tão tristes que você não deixa de se emocionar. Foi esse meu sentimento quando li Corações Feridos.

Eu sabia que a leitura não ia ser fácil. As resenhas que havia lido avisavam isso. A sinopse avisava isso. É uma leitura lenta, um pouco pesada. Louisa nos vai preparando nas primeiras páginas. Quando você está envolvido, ela nos impacta. É difícil voltar atrás. Quando você percebe, já está fisgado. É aqui que conhecemos a história de Hephzibah e Rebecca, irmãs gêmeas. Uma é perfeita; enquanto a outra sofre de Síndrome de Treacher Collins, o que acaba deixando seu rosto um pouco deformado. São jovens como quaisquer outras, a não ser pela vida que elas levam. Filhas do pastor da cidade, as gêmeas vivem de maneira sofrida e opressiva. O pai, um tremendo ditador, não permite que as filhas saiam de casa, se relacionem com outras pessoas, muito menos que vão a escola. Rebecca, com toda a sua deficiência, não recebe o tratamento adequado pelo fato de o pai achar desnecessário. Dentro de casa, a situação ainda é pior. As meninas vestem roupas velhas, o saquinho de chá é reaproveitado pelo menos outra vez e, se elas ficam doentes, ele não lhes oferece sequer um analgésico. Para os olhos dos outros, o pai é uma pessoa respeitável, um pastor exemplar. Ninguém desconfiava do que acontecia entre quadro paredes. Diante de tal situação, as irmãs não veem outra solução a não ser se unirem. Desfrutam de momentos de companheirismo, mas também vivem implicando, como qualquer irmão. E também guardam segredos. Segredos sombrios e horríveis. Só que Hephzibah morre, e só Rebecca sabe a causa da morte.

Duas irmãs. Gêmeas. Mas totalmente diferentes. Enquanto Hephzibah era ousada e atrevida, Rebecca era mais reservada e amedrontada. Viviam se implicando, mas quando a situação Outro elemento é que a narrativa de Hephzibah é antes de sua morte, e a de Rebecca é após a irmã ter morrido. O fato de a narrativa ser em dois tempos distintos torna a história mais dinâmica e cria um certo mistério em torno de como Hephzibah morrera. Mistério esse que deixa o leitor com certo receio, pois quando conhece mais a fundo a história das irmãs, sabe que nada é impossível.

Louisa ganha o leitor pela confusão de sentimentos que faz surgir durante a leitura. Houve momentos no livro em que eu era obrigado a parar e respirar, para me acalmar, pois a vontade era dar uns bons tapas em Roderick, pai das garotas. Ou então trazer Rebecca para um abraço gostoso e afetuoso. Confesso que o lado dela da história me tocou profundamente, ainda mais pelo preconceito que havia em decorrência de sua situação, considerando que isto começava dentro de casa, onde na verdade ela deveria ter total apoio e amparo. Pelo contrário; o pai vivia dizendo que ela não deveria ter nascido, e se nascera assim, fora por causa do demônio que estava no corpo dela.

Na metade do livro em diante, surge Danny, moço que trabalha na mesma casa de Repouso que Rebecca também trabalha, por quem surge um carinho de pai e filha. Nele, a gêmea vê uma oportunidade de ter uma vida realmente. Longe de seus pais. E ser feliz. Nesse ponto, o livro tem uma guinada que conquista o leitor. Tocando-o lá no fundo. Profundamente.


Corações Feridos é um drama psicológico emocionante. Choca em alguns momentos, impacta em outros. Mexe com nossas estruturas, mas nos mostra a que ponto chega o ser humano, e nos ensina, que por mais que a situação possa estar difícil, sempre haverá o sol depois da chuva.

Seja o primeiro a comentar: