O preço da vitória - Harlan Coben

quarta-feira, 27 de agosto de 2014 Marcadores: , ,

Título: O preço da vitória
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Ano: 2012
Sinopse: Myron Bolitar não é fã de golfe, mas, ao ser convidado por seu amigo Win para assistir ao Aberto dos Estados Unidos, aproveita a oportunidade para tentar conquistar novos clientes.E é o que acontece quando ele é procurado pelo pai de Linda Coldren, a golfista número 1 do ranking. Antes que perceba, Myron está novamente atuando como detetive, em busca de Chad, o filho de Linda que sumiu há dois dias. O desaparecimento é mais um peso sobre os ombros do pai do garoto, o também golfista Jack Coldren, que lidera o torneio e luta para não repetir seu inexplicável fracasso de anos atrás. Win se recusa a ajudar no caso ao ser informado de que foi sua mãe, com quem não fala há anos, que recomendou Myron à família Coldren. Mesmo sabendo que ela está à beira da morte, prefere manter distância.
Comprar

Harlan Coben sempre arranca elogios de todos que leem suas obras. Considerado mestre das noites em claro, Harlan tem diversas obras publicadas no Brasil e esteve presente na Bienal do Livro de São Paulo no último sábado. O preço da vitória é o quarto livro da série do agente Myron Bolitar e lançado no Brasil pela editora Arqueiro. Apesar de ser uma série, não interfere ler ou não ler na ordem.

Myron Bolitar não gosta de golfe. Mesmo assim, a convite de seu sócio Win, decide assistir o Aberto dos Estados Unidos e aproveitar para conseguir novos clientes. Nesse clima é que Bolitar é procurado pelo pai de Linda Coldren, considerada a melhor golfista dos últimos tempos. Sem entender o que se passava, Myron decide ouvir o que Linda tem a dizer. Logo, se vê envolvido numa investigação para conseguir resgatar Chad, filho de Linda que fora sequestrado. Aos poucos, Myron percebe o quanto perigoso pode ser se envolver com a família Coldren, mas quando percebe já está em perigo e decide ir até o fim para descobrir o que acontecera. Mesmo que para isso signifique desenterrar segredos do passado.

Até hoje li dois livros de Harlan Coben: Não conte a ninguém e Cilada. O primeiro contato foi positivo, apesar de ter gostado muito mais do segundo. O preço da vitória acaba ficando no meio termo, já que a história não me arrebatou desde o inicio, como ocorrera com Cilada. Dessa vez, a história demora a acontecer, além de ter achado a narrativa superficial e os elementos usados um tanto clichês.

O contato com Myron foi positivo, apesar de ter tido algumas ressalvas com o personagem. O sarcasmo dele em alguns momentos da história me irritou um pouco, por achar que não fosse o momento apropriado, apesar de que em outros quebrava a tensão e dava um toque de humor à história. Mesmo assim, fiquei admirado pela perspicácia do personagem ao se deparar com os fatos e montar teorias, além de saber quem investigar e como investigar (veio a lembrança do detetive Hercule Poirot).

Como disse anteriormente, O preço da vitória demora a acontecer, e isso só ocorre lá pelas últimas cem páginas da história, quando começamos a realmente descobrir o que acontecera com Chad (e foi a partir daí que lembrei o que fizera gostar tanto de Cilada). As teorias são inúmeras e os elementos são contraditórios, o que me deixou confuso ao mesmo tempo em que surpreendia com as reviravoltas na história. Harlan Coben sabe lidar com as cenas e os personagens, criando mistérios e escondendo segredos que são revelados aos poucos, a ponto de deixar o leitor em um beco sem saída, mas que no final, apresentando todo o panorama da história, nos perguntamos como não tinha pensado naquilo antes.


O preço da vitória não me arrebatou, mas mostrou os motivos que fazem o autor ser tão bem comentado. Não funcionou de maneira total comigo, mas me deixou curioso para conhecer os outros trabalhos do autor. Para quem quer uma leitura rápida, O preço da vitória é uma boa pedida!

1 comentário:

  1. Que bom que gostou um pouco da leitura de Harlan Coben <3 Amo os livros dele, mas até agora só li os com o Myron. Quero aumentar minha coleção dele com certeza >< E espero que você possa ler outros do Coben e goste mais ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir