O Sorriso das Mulheres - Nicolas Barreau

domingo, 1 de dezembro de 2013 Marcadores: , ,

Título: O Sorriso das Mulheres
Autor: Nicolas Barreau
Editora: Verus
Páginas: 238
Ano: 2012
Sinopse: Aurélie Bredin é a jovem e sensível proprietária do restaurante Le Temps des Cerises, no coração de Paris. Foi ali, no pequeno e romântico restaurante, que seu pai conquistou o coração de sua mãe, graças ao famoso menu d'amour. E foi ali, rodeada pelo aroma de chocolate e canela, que Aurélie cresceu e encontrou consolo nos momentos difíceis da vida. Mas agora, depois de uma decepção amorosa, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de confortá-la. Uma tarde, mais triste do que nunca, Aurélie se refugia numa livraria, onde se depara com um romance intitulado O sorriso das mulheres. Intrigada, ela começa a ler o livro e percebe que a protagonista é inspirada nela e que seu restaurante é um dos cenários principais. Surpresa, Aurélie decide entrar em contato com o autor – um misterioso e recluso inglês –, mas essa não é uma tarefa fácil. Ela não desiste e, quando finalmente consegue conhecer o escritor, esse encontro se revela bem diferente daquele que ela havia imaginado... Com sua escrita original, leve e apaixonada, Nicolas Barreau mistura neste livro amor, mistério, o charme de Paris e os sabores da cozinha, para levar até os leitores uma história que encanta e aquece o coração.
Avaliação: 5/5 estrelas
Dezembro chegou, e com ele as férias tão esperadas. Final de ano, natal, comemorações, praia, tudo a partir de agora. Com o fim das aulas, poderei voltar a postar com mais assiduidade no blog. Tenho algumas ideias para pôr em prática ao longo dos próximos meses, e espero que vocês gostem. Para começar bem o mês, a resenha de um livro que já estava escrita há algum tempo, mas acabei não postando. É bem curtinha, mas vale a pena!
O Sorriso das Mulheres foi um dos livros que achei por acaso no site da Saraiva pela metade do preço. Não lera nenhuma resenha, apenas fui pela capa e pela sinopse. Parecia ser um ótimo passatempo. Paris, romance, humor, tudo num mesmo livro. Assim que chegou, não demorou muito e comecei a ler. E não me arrependi.
Aurélie Bredin é uma jovem proprietária do restaurante Le Temps des Cerises, no coração de Paris. Foi ali, rodeada de temperos, aromas que Aurélie cresceu, se apaixonou, e sofreu os momentos difíceis de sua vida. Ainda mais agora, que após uma decepção amorosa, nem mesmo a culinária parece completar sua vida. Contudo, numa tarde, a parisiense está numa livraria quando encontra um romance chamado O sorriso das mulheres. Curiosa, ela começa a ler e percebe que a protagonista é inspirada nela e que seu restaurante é um dos cenários principais da história. Ainda mais curiosa, ela decidi contatar o autor, mas talvez esse encontro não seja como ela imagina...
Comecei o livro sem nenhuma expectativa. Talvez esperasse o que eu iria encontrar, mas de certa maneira, encontrei algo a mais. A história começa assim que Aurélie é abandonada pelo namorado. Para se reestabelecer, ela tem a ajuda da amiga, Bernadette, uma figura e um dos personagens favoritos da história. A narrativa de Nicolas se mostra leve e bem humorada desde as primeiras páginas, o que faz que você desfrute da leitura.
Chega um determinado ponto que surge um mistério: quem é o autor de O sorriso das Mulheres? Só que não parece ser aquele mistério estilo Agatha Christie. É suave e ao mesmo tempo divertido. O livro é narrado sob o ponto de vista de dois personagens, o que torna a história mais dinâmica. Só que eu não esperava isso, então fiquei um pouco confuso no inicio da história.... Nessa hora tenho que tomar cuidado para não soltar spoilers, mas o autor do livro aparece quando você menos imagina.
Não dá para ficar falando muito da história, porque quero que se surpreendam da maneira como foi comigo. No começo fiquei confuso, mas acabei me acostumando. Nicolas consegue dosar de maneira bem equilibrada o mistério, o humor e o romance. E ainda mais na cidade Luz, isso se torna perfeito. O aroma de Paris se mistura com uma jovem em torno de sua liberdade, e quem sabe de seu amor. O sorriso das mulheres é previsível, clichê, mas ao mesmo tempo, imperdível. Recomendo!

1 comentário:

  1. Pode deixar que pretendo ler no começo do ano e me surpreender.
    Eu realmente curti a premissa do livro e acho que vou me envolver.

    É uma delícia quando não esperamos nada e temos um bom retorno, né?

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir