5 leituras garantidas nessas férias!

domingo, 22 de dezembro de 2013 Marcadores:

Férias, tempo bom para relaxar! Colocar a vida de leitor em dia, descansar, aproveitar... Dentre vários livros que tenho vontade de ler nesse período, separei cinco que estarão confirmados nesses meses de descanso e vida boa. Tem de tudo, para todos os gostos. Esperem que curtam!
 
1. O Mundo se Despedaça - Chinua Achebe
 
O mundo se despedaça conta a história de um guerreiro chamado Okonkwo, da etnia ibo, estabelecida no sudeste da Nigéria, às margens do rio Níger. O momento que a narrativa retrata é o da gradual desintegração da vida tribal, graças à chegada do colonizador branco. Os valores da Ibolândia são colocados em xeque pelos missionários britânicos que trazem consigo o cristianismo, uma nova forma de governo e a força da polícia. O delicado equilíbrio de costumes do clã vinha sendo mantido por gerações, mas então atravessa um momento de desestabilização, pois os missionários europeus e seus seguidores, africanos convertidos, começam a acorrer às aldeias de Umuófia pregando em favor de uma nova crença, organizada em torno de um único Deus. A nova religião contraria a crença nas forças anímicas e na sabedoria dos antepassados, em que acreditam os ibos. Além disso, os homens brancos trazem novas instituições: a escola, a lei, a polícia. Okonkwo, o mais bravo guerreiro do clã, é dos principais opositores dos missionários, mas ele não contava com a adesão à nova crença de muitos de seus conterrâneos, vizinhos e companheiros de aldeia. Entre eles está ninguém menos que seu primogênito, Nwoye. Também aderem à religião do homem branco aqueles que foram marginalizados pela sociedade tradicional, os párias ou osus, as mulheres, os jovens sem perspectiva.
 
Esse livro terei que ler para uma disciplina da faculdade no próximo semestre.. Aproveitei e peguei ele na biblioteca para ler nas férias! 
 
2. As Aventuras de Pi - Yann Martel
 
O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.
 
Pi foi um dos livros mais desejados, só que após a compra, ficou na estante até agora. Quero ler, aproveitando para assistir ao filme!
 

 
3. Machado de Assis, Historiador - Sidney Chalhoub
 
O historiador Sidney Chalhoub dedicou anos ao estudo da escravidão e da vida operária no Brasil do século XIX. Posteriormente, começou a se interessar pela obra de Machado de Assis. Em Machado de Assis, Historiador, procura compreender a produção do romancista a partir do contexto social e histórico que deu origem a ela. O autor analisa romances e contos, em busca do sentido das mudanças do período segundo a visão de Machado. A segunda parte do livro trata do funcionário público Joaquim Maria Machado de Assis. Nas décadas de 1870 e 1880, Machado foi chefe da repartição do Ministério da Agricultura encarregada de acompanhar a aplicação da lei do Ventre Livre, de 1871. Chalhoub identifica as intervenções do romancista nos processos, mostrando que Machado procurava interpretações jurídicas favoráveis ao escravo que se queria libertar.
 
Seguindo a linha de livros para a faculdade, esse é um livro que terei de resenhar semestre que vem. Como não é literatura, mas fala de literatura, aproveitarei para lê-lo com calma (e quem sabe tomo vergonha na cara e começo a ler mais livros clássicos).
 
4. Geno e o Selo Negro de Madame Crikken - Moony Witcher
 
Geno Hastor Venti é um menino de 11 anos, tímido e magro, que vive na rua do Doce Alecrim com seu tio Flebo Molecola. Os colegas da turma o consideram um pouco esquisito, principalmente por causa do misterioso sequestro de seus pais, ocorrido quando ele ainda era um bebê. Ao tentar descobrir o que de fato aconteceu com eles, o menino conhece a poderosa Madame Crikken e, a partir desse encontro, um mundo fantástico lhe é revelado - biscoitos que ativam poderes mentais, teletransporte, telecinesia, leitura da mente. 
 
Um dos livros que comprei com 4,90 na Catarinense. Estou bem curioso pela leitura, já que li a outra série da autora e gostei bastante!


 
 
5. Os 13 Tesouros - Michelle Harrison
 
Um segredo de família, uma herança maldita. Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.
 
Para finalizar a lista de presenças confirmadas nas férias, chega o primeiro volume da série de Michelle Harrison. Tenho os dois volumes já, então, se ler um, quem sabe me empolgo e leio o outro logo em seguida.






E aí, gostaram das escolhas? E vocês, o que pretendem ler nessas férias?

Seja o primeiro a comentar: