Qual seu número? - Karyn Bosnak

segunda-feira, 4 de novembro de 2013 Marcadores: ,

Título: Qual seu número?
Autora: Karyn Bosnak
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Ano: 2011
Sinopse: Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.
Avaliação: 5/5 estrelas
Comprar

Imagine aquela pessoa que se sente excluída  diante de várias, já que foi a única que não ler um livro? Pois é, senti-me assim desde que foi lançado Qual seu número?. Não havia uma pessoa na blogosfera que não tivesse lido o livro, principalmente por conta do filme. Toda vez que eu ia a locadora e via o DVD na prateleira, pensava em pegar, mas queria ler o livro primeiro. Não deu outra, assisti ao filme primeiro, para depois conseguir (finalmente) ler o livro.

Delilah está prestes a entrar na casa dos 30 anos e já teve 19 relacionamentos. Após ler uma reportagem dizendo que a média de homens na vida de uma mulher é de 10,5, e que caso fosse muito alto, corria o risco de que não encontrasse a pessoa certa, Delilah se desespera. Para tentar desfazer o erro, ela decide ir atrás dos 19, com o intuito de ver se reencontrando algum deles o sentimento antigo não torne a despertar. Para completar sua situação, Delilah é demitida do emprego, sua irmã está prestes a casar e todo mundo pensa que ela tem inveja e sua mãe pensa que é lésbica. Quer mais? As situações que ela irá passar será extremamente divertidas e cômicas.

Bom, vou avisando. A partir do momento que comecei a ler essa história, não consegui parar tão cedo. Apesar da correria da faculdade, consegui lê-lo em menos de uma semana (o que para mim foi um recorde), de tão divertido que é o livro. Karyn construiu uma história extremamente cativante, com uma protagonista atrapalhada e romântica, a ponto de fazer tudo em nome do amor (e quando digo tudo, é tudo mesmo!)

Qual é seu número? tem todos os itens que o tornam o chick-lit mais clichê de toda a face da Terra. Mesmo assim, ele se torna único. Delilah parece uma velha amiga, que reencontramos depois de algum tempo, e passamos bons momentos em sua companhia. Romântica e bem-humorada, ela nos conta em primeira pessoa, a sua vida amorosa, a partir dos relacionamentos nem tão bem consumados. Devo dizer que dei boas gargalhadas em algumas passagens, como aquela em que ela encontra o primeiro namorado dos demais (em uma situação totalmente imprevisível: leiam e entenderam). 

Por mais que seja previsível a história (principalmente com quem ela vai ficar!), é muito bacana viver junto de Delilah as diversas tentativas para encontrar o cara certo para sua vida. E olha que ela passa por cada situação (apesar disso, achei algumas exageradas, como aquela em que ela vai atrás do "Loiro Gostosão"). Além disso, um dos pontos mais legais ao longo da escrita de Karyn, é a maneira com que Delilah avalia seu presente através das escolhas do passado. A grande importância da protagonista até determinado momento é apenas com os números, como se ela, que tinha dormido com 19/20 rapazes, fosse considerado uma vag****. No entanto, ela, ao longo de sua experiência, percebe que isso não é o mais importante. 

A vivência com Delilah foi empolgante e divertida. A narrativa da autora só tende a melhorar isso. As 400 páginas passam num instantinho, e você fica com gosto de quero mais. Além disso, os personagens são únicos (e ao mesmo tempo clichês!). Por mais que você já os conheça (a mãe neurótica, a melhor amiga), é como se fosse a primeira vez que os visse. A história me agradou bastante, e me deixou satisfeito. Qual é seu número? rendeu a uma adaptação cinematográfica (que já assisti, e confesso que tem algumas diferenças que eu notei...). Recomendo a leitura!

Confira o trailer do filme:



Seja o primeiro a comentar: