O Retorno - Victoria Hislop

quarta-feira, 22 de agosto de 2012 Marcadores: , ,

Título: O retorno
Autora: Victoria Hislop
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 403
Sinopse: Quando o passado retorna ao presente, o futuro se torna ainda mais imprevisível. E, nesse livro, redentor. Sonia Cameron está na Espanha, em férias, para comemorar o aniversário de 35 anos da melhor amiga com aulas de flamenco. Sua intenção é apenas dançar e se divertir. Em Londres, deixou a aridez e as exigências do cotidiano e um casamento em crise.
Em um café sossegado de Granada, contudo, uma conversa casual com o proprietário e uma intrigante coleção de fotografias antigas a atraem para a história extraordinária da Guerra Civil Espanhola e da vida de personagens locais encantadores e marcantes, como toureiros, dançarinas, músicos e o poeta García Lorca. Setenta anos antes, o café era o lar dos Ramírez, família que, em 1936, presencia as piores atrocidades do golpe militar liderado pelo general Francisco Franco, e vivencia o despedaçar do frágil equilíbrio do país. Divididos pela política e pela tragédia, todos escolhem um lado e travam uma batalha pessoal à medida que a Espanha se dilacera. O retorno é uma cativante e complexa lição sobre perdas e lealdade, narrada em um contexto histórico fascinante e muito bem-construído.


Terminei domingo o livro, e a resenha já tinha escrito ainda no domingo. Mas acabei publicando só hoje! Bom, vamos lá então!

O Retorno entrou na minha vida ao acaso. Numa das minhas visitas a Catarinense, o livro estava na promoção, e pasmem: por R$ 4,90. Até eu fiquei assustado com o preço! Tipo, o livro pedia para ser comprado. Pensei, pensei, pensei, (minha mãe sempre diz: pensa três vezes e na quarta desiste), só que não foi o caso dessa vez. Achei a história interessante e então trouxe!
Ficou um bom tempo, na sacola (mais de um mês). Outras leituras vinham, e o livro continuava lá.  Chegou duas semanas atrás, na aula de história, a professora falou sobre a Guerra Civil Espanhola, e tudo mais. Lembrei que o livro se passava nesse período, aí pensei: E se eu talvez começasse ler...
Não pensei duas vezes e no dia seguinte comecei a ler!

Sonia Camerom é uma mulher forte, independente, mas com um casamento ameaçado. Não sente mais o amor de antigamente por James, seu marido. Com o inutito de reavaliar sua vida, ela decide passar uns dias com a amiga na Espanha, para comemorar seu aniversário, e praticar aquilo que de certa forma alegra mais do que tudo: dançar.
Em um dos seus passeios, ela acaba entrando num café local, e se depara com uma série de fotografias de uma época não muito distante. O dono do local, Miguel, repara o interesse de Sonia, e lhe convida para um café, e começa a contar a história da família Ramirez.
Sonia começa a ter contato com a família Ramirez. Vê o cenário conflituoso que passou a fazer parte daquela família, após o golpe de estado, em 1936, que botou Francisco Franco no poder, e que se iniciou uma época de muito terror em toda a Espanha.

O maior prazer de se ler um livro, para mim, é a capacidade que ele tem de nos transportar para épocas diferentes, e cenários encantadores. Conhecer culturas totalmente opostas da nossa, viver emoções maravilhosas. Foi assim que eu me senti enquanto lia O retorno. Fui completamente transportado para o cenário quente e exótico da Espanha. Aquele calor humano, que envolve touradas, música, dança, e muitos segredos.

Demorei um pouco para ler o livro todo (só duas semanas). Talvez por causa disso, em alguns momentos não tenha prestado tanta atenção na história quanto deveria (pode me xingar), mas mesmo assim consegui absorver o necessário. A narrativa de Victoria é um pouco detalhada, o que em alguns momentos torna a leitura cansativa. Mas apesar disso, são personagens muito bem construídos, diálogos muito bem feitos.

Adorei as cenas de dança. A descrição das cenas, o envolvimento delas, faz você virar as páginas sem mesmo perceber. Apesar de não ter a música, os movimentos descritos no livro foi o suficiente. As cenas de dança flamenca são as melhores!

A respeito dos personagens, chamo a atenção para Mercedes. Filha de Concha e Pablo, ela sonha em se tornar uma dançarina profissional, apesar de essa ideia não ser tão bem aceita pelos pais. Como toda adolescente, ela chega se um pouco rebelde. Num dos momentos do livro, ela acaba conhecendo Javier, cigano sedutor e misterioso, e se apaixona completamente. Quando a guerra se inicia, ela acaba se separando do amado, e não irá descansar enquanto não encontrar Javier.

No começo do livro, tinha uma visão totalmente diferente do casal. Achei Mercedes muito sonhadora, um tanto enjoada. E se tornou mais enjoada ainda com o início da guerra, por que de onde já se viu, ir atrás de Javier, enquanto o país vivia na guerra? Ainda mais por que achava que Javier era apenas um interesseiro. Mas o desenrolar da história me fez mudar de opinião, pensando: O amor é um sentimento tão belo, que quando se é verdadeiro, não importa o tempo, ele perdura!

Não posso dizer que O retorno é uma linda história de amor, por que não é. É um livro muito triste. Como eu já comentei na resenha de O menino do pijama listrado (no caso, a Segunda Guerra), apesar de ser ficção, mas saber que a Guerra Civil Espanhola realmente aconteceu, com tanto sofrimento, tanta dor, tanta tristeza, abre-se um vazio no peito. O exemplo da família Ramirez é apenas um de muitas famílias, que tiveram perdas, que foram obrigadas a se separar, além do sentimento de medo presente. Viver uma ditadura que foi o governo de Franco. Tomar cuidado com o que se fala, como se anda, ou se veste.

É muito triste ver como uma guerra pode destruir uma família (foi o caso da Ramirez). Opiniões opostas que se enfrentam dentro de uma casa. Relações de irmãos ruindo aos poucos, tudo por causa de uma guerra maldita. É triste, mas é a realidade! O livro, narrado em terceira pessoa, mostra desde antes do início da guerra, até o fim do governo de Franco, em 1975. Então se tem uma breve noção do que aconteceu!

O fim do livro é realmente surpreendente, totalmente inimaginável. Graças e ele, pude entender algumas coisas que antes não fazia sentido para mim, ou então mudanças de opinião.

O retorno é um relato de sobrevivência, de amor, de vida! Mostra a visão de pessoas que como a família Ramirez, viveram e sofreram o caos e a destruição que uma guerra pode causar. E que o amor e a união valem tudo no momento como este!




2 comentários:

  1. Eu realmente amo livros históricos, mesmo alguns sendo ficcionais mas com o enredo em algum momento histórico, livros assim sempre me interessam, não sei muito mesmo sobre a Guerra Civil Espanhola, e pelo que li no seu post, o livro além de conter relato histórico é lindo e emocionante, além de poder nos fazer conhecer uma cultura diferente da nossa, não conhecia mesmo esse livro, amei! Quem sabe um dia eu não o leia, afinal, se eu o ver por aí pelo preço que comprastes, com certeza o compraria \o/ haha'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Que sorte a sua de encontrar um livro barato e de história cativante. Também admiro muito livros históricos, principalmente quando o autor consegue fazer "sentirmos" as cenas deles. Achei o livro bem interessantte. Tomara que eu tope com ele ao acaso por aí...
    Bjss

    ResponderExcluir