Resenha: O beijo das Sombras - Richelle Mead

sexta-feira, 6 de abril de 2012 Marcadores: , ,


              Ok, diante dessa febre Crepúsculiana (abafa se essa palavra soar estranha), e da grande variedade de livros com tema vampiro, agora foi a vez de me aventurar no mundo de Richelle Mead, na saga de Rose e Lissa.
              Fazia um bom tempo que eu queria ler O beijo das sombras, primeiro volume da série Academia de Vampiros. Lembro que teve uma feira do livro que quase o comprei, mas infelizmente só tinha o segundo volume, Aura Negra (na época, havia acabado de sair, hoje em compensação já saiu o quinto.). Depois daquele dia, sempre tive vontade, mas nunca chance.
             Quando fiquei sabendo que chegaria aqui na biblioteca do municipio, pulei de alegria!!!
             Mas vamos ao que interessa:

             Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
              Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
             Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

                 Olha, sinceramente O beijo das sombras é um livro de altos e baixos. Primeiramente, quando eu comecei a ler, me lembrou muito da série House of Night, do mundo de P.C Cast. É um livro que demora a gostar dele. É muito clichê. Aquela história de vampiros que se passa numa escola de Ensino Médio. Com todas as presenças já confirmadas: a garota patricinha, o garoto esquisito que todos riem dele, o amigo. Tudo isso está presente em O beijo das Sombras.
                 O livro se inicia com Rose e Lissa em Portland, fugindo de algo ou alguém e sendo perseguidas, após capturadas, ou melhor resgatadas por Dimitri, um dos guardiões, que durante o decorrer da história, Rose acaba se apaixonando por ele,  são enviadas de volta a escola de onde haviam fugido, uma espécie de Academia de Vampiros.
                  Com o desenrolar da história, aprendi a gostar da história. O mistério que circunda o livro passa a se tornar interessante. As reviravoltas são tremendas. Além disso, o mundo de Richelle é totalmente diferente de qualquer livro de vampiro. Ela cria seu próprio mundo. Lissa faz parte dos Moroi, que seriam os vampiros da realeza, enquanto Rose é uma dampira, ou se preferir, uma guardiã. Além disso, seus grandes inimigos são os Strigoi (não lembra algo relacionado ao Renegadores, da Irmandade da Adaga Negra?). O grande final nele não deixa a desejar, é eletrizante, algo surpreendente. Sinceramente, anseio em ler Aura Negra, segundo volume da série.
                  Apesar das semelhanças tremendas com outras séries, O beijo das Sombras vale a pena ser lido. É um livro um tanto diferente. Richelle Mead realmente deu um novo toque a literatura sobrenatural.

Livro: O beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
Série: Academia de Vampiros
Páginas: 319
Ano: 2009
"- Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!"

Seja o primeiro a comentar: